Notícias

Parceria entre RS e China dá a largada para investimentos

segunda, 20 de novembro de 2017

Uma reunião de seis horas realizada na última sexta-feira (17/11), no Palácio Piratini, com o governador  José Ivo Sartori e a sua equipe, de um lado, e, do outro, uma comitiva formada por 20 empresários chineses, liderada pelo embaixador Li Jinzhang, coroou uma bem-sucedida série de encontros iniciada em 4 de julho pelo senador Lasier Martins (PSD-RS), em Brasília, na perspectiva de atrair investimentos para o Rio Grande do Sul.

Foram apresentados aos visitantes uma carteira de 20 projetos de infraestrutura oferecidos pelo estado, que foram discutidos também na sequência, durante descontraído almoço no restaurante Galpão Crioulo do palácio. “Creio que estamos começando a deixar para trás um período de depressão econômica no estado graças à disposição e o interesse de um grande investidor em nível global”, avaliou Lasier.

Na mesma oportunidade, foi assinado acordo entre a chinesa Shangai Eletric com a Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, para assumir a responsabilidade pela implantação de empreendimentos de transmissão de energia no estado, que devem demandar quase 4 bilhões de reais.

O senador acredita que este é apenas o primeiro de muitos outros anúncios positivos a serem conhecidos e resultantes da parceria entre o capital chinês e as oportunidades de negócios em território gaúcho. Ele lembrou que essa trajetória começou quando visitou o embaixador Li, motivado pela notícia do lançamento de um fundo bilateral Brasil-China de US$ 20 bilhões para investimentos em infraestrutura no país. Daí em diante se seguiram outras tratativas, culminando na visita da delegação iniciada anteontem.