Notícias

Em breve discurso na tribuna hoje (20), o senador Lasier Martins (PSD-RS) rebateu as constantes distorções difundidas nas redes sociais acerca do projeto que permite a exoneração de servidores por insuficiência de desempenho. Ele ressaltou que essa hipótese está prevista no artigo 41, parágrafo 1º, inciso terceiro, da Constituição, que aguarda regulamentação há 19 anos. O PLS 116/2017 está sendo discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

“Não se trata de nenhuma perseguição a funcionários públicos estáveis da União, dos estados e dos municípios. Trata-se, isto sim, de uma proposta de qualificação do serviço público”, sublinhou o senador. Ele acredita que o tema virá ao plenário nos próximos dias, quando haverá a oportunidade de mostrar que o Brasil merece ter, daqui em diante, “quadro de funcionários qualificados, interessados, em busca de superação e não se restrinjam à mediocridade”.

Leia mais...

O senador Lasier Martins (PSD-RS) lembrou que 20 de setembro é um dia de festa no Rio Grande do Sul. A data é motivo de orgulho para todos os gaúchos, registrou o parlamentar, pelo aniversário da Revolução Farroupilha.

Lasier contou, que na madrugada de 20 de setembro de 1835, gaúchos revoltosos, também chamados de farrapos em razão de seus trajes desgastados, se insurgiram contra o governo imperial devido à discordância na partilha de impostos sobre o charque.

A Revolução Farroupilha não foi vencida pelos farrapos, mas para Lasier, ali foi marcada a personalidade do gaúcho, de inconformismo, coragem e determinação para combater injustiças. Isso se reflete até hoje, na opinião do senador, quando é executado o hino sul-rio-grandense.

— Precisavam os senhores ver nos grandes acontecimentos populares, como espetáculos artísticos, nos jogos de futebol, estádios lotados. Quando se toca o hino rio-grandense milhares cantam e vibram porque é um símbolo, é uma marca do Rio Grande do Sul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

 

Lasier critica falta de sinalização do Governo Federal em atender os pleitos do Rio Grande do Sul