Biografia

O senador Lasier Costa Martins nasceu em 14 de abril de 1942, em Vale Verde, então distrito de General Câmara, no Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Teve sua formação de Ensino Fundamental e Médio em Montenegro, no Vale do Caí. É um dos sete filhos do casal Antonio e Pampolina Martins.

Lasier possui quatro filhos, Marla, Junior, Luana e Karina, e dois netos, João Pedro e Lourenço.

Aos 16 anos, Lasier começou a trabalhar na Rádio Montenegro (hoje Rádio América), sendo responsável pela criação de um programa diário de esportes. Aos 17 anos, transferiu-se para Porto Alegre onde, ingressou na Rádio Difusora. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), exerceu a advocacia durante 20 anos, especializando-se em Direito Trabalhista, nunca se afastando do rádio e do telejornalismo.

Lasier Martins trabalhou por 27 anos no Grupo RBS. Foi âncora e comentarista diário do Jornal do Almoço, na RBS TV; mediador do programa de debates “Conversas Cruzadas”, na TVCOM; e apresentador do “Gaúcha Repórter” e do “Debates do Rio Grande”, na Rádio Gaúcha. Anteriormente, foi funcionário da Empresa Jornalística Caldas Júnior por 24 anos, atuando nos veículos Rádio Guaíba, TV Guaíba e Correio do Povo.

Foi apontado em 23 edições da pesquisa “Top of  Mind”, da Revista Amanhã, como o comunicador de televisão n° 1 do Estado, de 90 a 2013.

Em 1989 recebeu a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TST, em Brasília, como advogado trabalhista.

Nos anos 2008 e 2009 recebeu o Troféu Prêmio Press como melhor comentarista de televisão do estado.

Possui Título de Cidadão Honorário de oito municípios Gaúchos, inclusive de Porto Alegre, concedido pela Câmara de Vereadores.

Em novembro de 2010, Lasier recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, maior distinção entregue pelo Poder Legislativo do Rio Grande do Sul.

Tem em seu currículo inúmeras coberturas no exterior, entre elas a pré-guerra no Golfo Pérsico, em 1990, na Jordânia e Israel, a RIO 92 – Conferência do Meio Ambiente, ao Uruguaia, Argentina, Japão, Coréia do Sul, Inglaterra, assim como cobrindo inúmeras feiras de calçados, couros, vinhos, industrial, em Hong Kong, Miami, Paris, Dusseldorf, Colônia, Milão, Hannover, Quebec e São Paulo.

Participou de Missões Empresariais à Irlanda, Canadá, França, Portugal, Espanha, China e Índia.
Foi também comentarista esportivo nos anos de 70 e 80, comparecendo a quatro Copas do Mundo de Futebol (Argentina, Espanha, México e Itália).

Em outubro último, foi eleito Senador da República pelo PDT, com 2.145.479 votos.

Primeiro discurso do Senador Lasier Martins no Senado Federal - 10 de fevereiro de 2015